quinta-feira, 25 de novembro de 2010

O MACHADÃO TÁ RINDO À TOA


Os últimos acontecimentos estão configurando com meu pensameno registrado, primeiramente no link NATAL e agora no RN NA COPA DO MUNDO, da não demolição do estádio Machadão, e sim, de uma reforma. No dia 24 de novembro de 2010 estava marcada uma reunião com as empresas com a finalidade de apresentar as propostas para a construção da Arena das Dunas e felizmente, para o bem do Estádio Machadão nenhuma empresa compareceu. A licitação foi declarada deserta, uma vez que não houve comparecimento no ato de abertura de envolepe. A falta de interesse em construir estádio pode decretar o fim do projeto Natal. Já se fala em reforma que custaria quatro vezes menos. Portanto o Machadão e o Machidinho estão rindo à toa

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

OBRAS DA COPA DO MUNDO EM NATAL

ATÉ O PRESENTE MOMENTO NENHUMA OBRA REFERENTE A COPA DO MUNDO EM NATAL FOI INICIADA. O MACHADÃO PREVISTO PARA SER IMPLODIDO NO MÊS DE SETEMBRO DE 2010, CONTINUA INTACTO, ISTO É, PARA A SORTE DOS POTIGUARES. A IMENSA MAIORIA DOS NORTE-RIO-GRANDENSES SÃO CONTRA A IDÉIA DE DEMOLIR O ESTÁDIO MACHADÃO, CASO POSITIVO, SERÁ UM TOTAL DESRESPEITO AO DINHEIRO PÚBLICO E PURA BURRICE DE NOSSAS AUTORIDADES. NA ÚLTIMA REFORMA DO ESTÁDIO FORAM GASTOS MAIS DE 17 MILHÕES DE REAIS. O MACHADÃO ALÉM DE SER UM CARTÃO POSTAL DE NATAL, TAMBÉM FAZ PARTE DA HISTÓRIA DE NATAL.

Definidas as responsabilidades para transformar Natal em sede da Copa do Mundo

O Diário Oficial do Município publicou, na edição do dia 2 de fevereiro de 2010, texto que define a “Matriz de responsabilidades” entre a cidade, o Estado e a federação com vistas aos preparativos para transformar Natal em sede de jogos da Copa do Mundo de 2014.

Joana LimaA Secretaria de Planejamento e Obras da Copa estará oficialmente criada a partir de hoje com a publicação no D.O. As obras devem iniciar no meio do anoA Secretaria de Planejamento e Obras da Copa estará oficialmente criada a partir de hoje com a publicação no D.O. As obras devem iniciar no meio do ano
No documento assinado pelo Ministro Orlando Silva, dos Esportes, pela governadora Wilma de Faria e pela prefeita Micarla de Sousa, cada ente federado, nos seus níveis, delimita responsabilidades no processo das obras previstas.

O texto ratifica que caberá ao Estado e ao Município, por exemplo, cuidar da mobilidade urbana, da construção do novo estádio e seu entorno, o entorno do aeroporto e o entorno do terminal portuário por onde porventura desembarcarem pessoas por ocasião dos jogos da Copa da cidade.

Já à União competirá executar e custear as intervenções no terminal de passageiros aéreo e marítimo, sem especificar quais seriam. Caberá também ao Governo Federal, segundo o texto, oferecer aos entes federados (estado e município) a possibilidade de contratar financiamento a intervenções em estádios e à mobilidade urbana, nas condições estabelecidas em resolução do Conselho Monetário Nacional.

Diz ainda o texto que estado e município deverão indicar as fontes orçamentárias utilizadas no custeio de todas as ações relacionadas na “Matriz de Responsabilidade”. E os partícipes poderão, ainda, optar por qualquer modelo de contratação, sempre de acordo com a legislação específica.

Já à União caberá criar, implementar e gerir o monitoramento das obras, uniformizando um canal de comunicação entre as partes interessadas.

Nesta quarta-feira, segundo garantiu ontem o secretário Augusto Viveiros, deverá ser publicado, no Diário Oficial do Município, o decreto transformando a Secretaria de Planejamento e Obras em Secretaria de Planejamento e Obras da Copa.

A exemplo do secretário estadual de Turismo, Fernando Fernandes, Augusto Viveiros não confirmou se acumularia as funções de secretário de Planejamento e secretário especial para assuntos da Copa de 2014.

Outros secretários da prefeitura, ouvidos ontem pela TRIBUNA, como Kelps Lima, da Mobilidade Urbana, não souberam explicar como funcionaria a nova secretaria nascida dentro da estrutura do gabinete adjunto da Secretaria de Planejamento e Obras.

Segundo ainda Augusto Viveiros, uma nova portaria já está pronta, explicando o “entrelaçamento de todas as secretarias municipais com o projeto da Copa, delimitando territórios e impondo objetivos”.

Acrescentou Viveiros que “é a partir dessa nova pasta que os trabalhos de secretários como Kelps Lima, de Mobilidade; Kalazans Bezerra, da Semurb e Bruno Macedo, procurador geral do município e responsável pelas desapropriações de terras, será coordenado”.

O projeto começa pela mobilidade urbana e será financiada com o empréstimo de R$ 300 milhões da Caixa, aprovado na última sessão legislativa de 2009.

A maior preocupação no momento é com o volume de obras que vai transformar Natal, a partir de meados deste ano, numa verdadeira “tábua de pirulito”, nas palavras do próprio Augusto Viveiros. “Trata-se de uma questão que deve ser muito bem analisada para não penalizar a população, que passará a viver num verdadeiro canteiro de obras”, reconheceram ontem tanto Viveiros como Kelps Lima.
FONTE: JORNAL TRIBUNA DO NORTE

domingo, 21 de novembro de 2010

NATAL NA COPA DO MUNDO DE 2014

Arena das Dunas que será erguida onde hoje estão localizados: Estádio do Machadão, Ginasio Poliesportivo do Machadinho, uma creche e parte do Centro Administrativo do Governo do Estado. Os milhões de reais investidos nesses grandes empreendimentos, histórico, esportivos e educacional vão ser totalmenete queimados. Natal têm outros locais para ser erguido a Arena das Dunas, caso contrário, seja construído em Parnamirim, Macaíba ou São Gonçalo do Amarante.

No mês de agosto de 2009, a cidade de Natal foi eleita uma das 12sedes da Copa do Mundo FIFA de 2014. O projeto da Arena das Dunas deverá ser construído no lugar do Estádio João Cláudio de Vasconcelos (17/11/1914 - 20/02/1976), o Machadão, antigo Estádio Mal. Humberto Castelo Branco, O "CASTELÃO", inaugurado na gestão do mossoroense, professor Jorge Ivan Cascudo Rodrigues, no dia 4 de junho de 1976, com os jogos: SELEÇÃO OLIMPICA BRASILEIRA 1 x 0 Vasco da Gama-RJ; e ABC 1x 0 AMÉRICA, com o primeiro gol marcado pelo jogado WILLIAM, do ABC. Além disso há projetos como o Aeroporto Internacional da Grande Natal e o VLT de Natal. Isenção de tributos municipais às operações de organização da Copa também foram aprovados.


Arena das Dunas

MAIS

O MACHADÃO NÃO PODE SER DEMOLIDO



Sou totalmente a favor que Natal seja uma das sede da Copa do Mundo de 2014, porém, contra a demolição do Estádio Machadão, por três motivos: primeiro, ser cartão portal da capital; segundo, seu grande valor financeiro, somente na última reforma foi investido 17 milhões de reais; terceiro, se porventura, depois de demolido, ocorra uma forte crise financeira ou política no Estado e não seja possível a concretização do projeto da Arena das Dunas. Sou a favor que o estádio seja totalmente reformado, ganhando uma cobertura e que o restante do projeto seja erguido nos terrenos baldios do Centro Administrativo, além de demolir alguns prédios de menor valor cultural e financeiro, como por exemplo, o posto de combustível que abastece os veículos do Governo, a Guarda Patrimonial, Escola e outros. Parece-me que todos os natalenses ficaram hipnotizado com a notícia que Natal será uma das sedes da Copa do Mundo, em 2014 e ninguém pára para analisar o prós e os contra do projeto apresentado pelo governo do Estado junto a FIFA, que realmente é muito bonito, porém, seu local, me perdoe as autoridades natalenses, jamais poderá ser o Machadão e o Centro Administrativo. Aliás, o local pode ser, porém, sem destruição do Machadão, Machadinho e o Centro Administrativo do Governo do Estado. Destruir um patrimônio público no valor de mais de 300 milhões de reais é pura burrice. É queimar nosso dinheiro.
Se Natal não tem outro local para ser erguida a Arena das Dunas que procure uma outra área menos valorizada, como por exemplo uma favela, demolindo-a e construindo-a dignamente verticalmente, caso contrário, que seja construída na Grande Natal, em Parnamirm, Macaíba ou São Gonçalo.
Pensava eu que o povo e os políticos de Natal fosse diferente dos de pequenas cidades do interior do Estado, que costumeiramente ainda usa a triste tática de pensar e agir: “UM COLOCA UM TIJOLO E OUTRO FAZ DE TUDO PARA DESTRUIR AQUELA PEQUININHA OBRA, PARA QUE O ADVERSÁRIO NÃO CRESCA POLÍTICAMENTE, ENQUANTO, O CERTO SERIA: COLOCAR DOIS TIJOLOS, ASSIM FAZENDO, ULTRAPASSARIA O OPOSITOR E A CIDADE CRESCIA. FALEI O POVO, TENDO EM VISTA QUE, O POVO DESSAS CIDADES, FAZ FESTA QUANDO AQUELE POLÍTICO, USANDO NOSSO DINHEIRO, COLOCOU O TIJOLO, COMO TAMBÉM, COMEMORA A DESTRUIÇÃO”( BACURAU x BICUDO), ASSIM VAI ACONTECER EM NATAL, VÃO DESTRUIR UM GRANDE EMPREENDIMENTO, MESMO SABENDO QUE VÃO ERIGIR OUTRO, TALVEZ COM MENOR VALOR, ME REFIRO FINANCEIRA, TENDO EM VISTA QUE A ÁREA PROJETADA PARA SER DEMOLIDA, SE NÃO FOR O MESMO VALOR DA FUTURA OBRA, A DIFERENÇA É MUITO POUCO, ALÉM DO SENTIMENTO DAQUELES, NÃO SEI SE MUITOS OU POUCOS DE NATALENSES QUE AMA DE VERDADE SUA TERRA EM VER PARTE DA CIDADE SENDO DESTRUÍDA, PRINCIPALMENTE, DOS TORCEDORES DE ABC, AMÉRICA E ALECRIM QUE POR QUASE QUATRO DÉCADAS APRENDERAM AMAR O MACHÃDÃO E DE REPENTE O VÊ-LO SER DESTRUÍDO EM SEGUNDOS. NÃO SOU NATALENSE, MAS SÓ EM SABER QUE O MACHÃDÃO, MACHADINHO, VIADUTO, CENTRO ADMINISTRATIVO VÃO SER DESTRUÍDOS, JÁ ESTOU COM O CORAÇÃO QUERENDO SAIR PELA BOCA E DERRAMANDO UM RIO DE LÁGRIMAS, PRIMEIRAMENTE, SOU TOTALMENTE CONTRA A QUALQUER DESTRUIÇÃO E, LEMBRO-ME QUE SE TRATA DO MEU E SEU DINHEIRO. O DINHEIRO PÚBLICO NÃO PERTENCE AOS POLÍTICOS E SIM, É NOSSO. PORTANTO, VOCÊ NATALENSE PODE EVITAR TAMANHA DESTRUIÇÃO SEJA REALIZADA. BASTA QUERER. VOCÊ QUE É CONTRA, PASSE A MOVIMENTAR JUNTAMENTE COM OUTROS E VÃO AS RUAS EXPOR SUAS INDIGNAÇÕES.



ENQUETE



VEJA NA BARRA LATERAL DE LINK NATAL UMA ENQUETE REFERENTE SE VOCÊ NATALENSE É A FAVOR OU A DESFAVOR A DEMOLIÇÃO DO MACHADÃO?


HISTÓRICO DO MACHÃDÃO



O Machadão além de ser um cartão postal da capital, deve ser analisado a luta que muitos natalenses enfrentaram para sua concretização, assim vejamos o depoimento prestado por Moacir Gomes, arquiteto do estádio, publicado no Diário de Natal, edição do 4 de junho de 2002: Uma obra construída com o esforço de muito desportistas de Natal. Foi assim que depois de mais de 10 anos de luta o sonho de se ter um grande estádio na capital do Rio Grande do Norte tornou-se real. Em 1956, quando o arquiteto recém-formado Moacir Gomes retornou do Rio de Janeiro para Natal, um grupo de amigos amantes do esporte encabeçado pelo arquiteto, por João Cláudio Machado e Humberto Nesi juntou-se e foi até o gabinete do então governador do Estado, Silvio Pedroza, para pleitear um terreno para a construção do estádio de futebol.
“NATAL já estava crescendo e precisava de um estádio. Não podia mais viver em função do velho Juvenal Lamartine”, explicou Moacir Gomes. O Terreno, localizado na praia do Forte, onde hoje fica o Circuito Militar, foi doado para a Federação Norte-Rio-Grandende de Desportos (FND). O governador viabilizou recursos para a concepção do projeto do estádio na praia do Forte, mas os entraves políticos não permitiram a continuidade. Silvio Pedroza não foi reeleito e o início (fez seu sucessor) e o início da construção do estádio teve que ser adiado.
Três anos se passaram da primeira tentativa de conseguir convencer ao governo do Estado construir um estádio em Natal. Em 1969, esse mesmo grupo de amigos se reuniu e, desta vez, foram até o governador Dinarte Mariz. Dinarte Mariz doou o terreno, mas também não foi reeleito, estacionando o sonho da construção do estádio.
OS desportistas recorreram ao estão prefeito de Natal, Djalma Maranhão. “Ele era um desportista conhecido e topou. Cercou o terreno, usou um trator para nivelar o terreno e fez um barracão de alvenaria. Mas aí veio a revolução e Djalma foi exilado para o Uruguai. Mas já havia deixado a terraplanagem feita”. O grupo não desistiu. Agnelo Alves assumiu a prefeitura de Natal e mais uma vez estava lá o grupo de amigos “Fomos a Agnelo. Ele arregaçou as mangas e disse: Vamos fazer o estádio. Aí começou a correria”, revelou.



ENTUSIASMO



De acordo com Moacir, a obra começou em janeiro de 1967 movida pelo desejo de ver o estádio construído. “As condições eram mínimas. Trabalhávamos-nos em um barracão com muita poeira areia. Mas todo mundo vivia aquele entusiasmo. Todos os desportistas de Natal participavam”, lembrou.
A prefeitura foi ocupada por Ubiratan Galvão que deu continuidade à obra. Sete meses depois, uma crise política afastou Galvão do Cargo de prefeito de Natal. Assumiu então Jorge Ivan Cascudo. “Ele deu seguimento à obra com a ajuda do governador Cortez Pereira”, relatou. A partir daí a obra foi terceirizada. A empresa Ecocil e a Enac, da Paraíba, se responsabilizaram pela obra.
A obra não andava. Moacir foi ao Rio de Janeiro, com uma carta de apresentação redigida por João Machado, falar com o presidente da então Confederação Brasileira de Desportos (CBF), João Havelange. “A CBF não dinheiro para a continuação da obra”. Mas tomou uma atitude que causou a conclusão do estádio”, disse. “JOÃO HAVELANGE afirmou que, em nome da CBF estaria colocando Natal nas chaves eliminatórias da mini copa do Mundo do próximo ano”. “Aquilo foi uma bomba. O governador e o prefeito deram um jeito e terminam o estádio que foi inaugurado no dia 4 de junho de 1972, com a denominação de Marechal Humberto Castelo Branco (CASTELÃO) e modificado através da Lei de uma lei municipal datada de 23 de junho de 1989, sancionada pela então prefeita de Natal, Vilma Maria de Faria que passou a chamar-se Estádio João Cláudio de Vasconcelos Machadado – o MACHDÃO. A mudança de nome surgiu a partir de um projeto do vereador MARCÍLIO CARRILHO, projeto aprovado na Câmara Municipal com 14 votos favoráveis e apenas um voto contrário.




PROJETO ARQUITETÔNICO


O projeto arquitetônico do estádio João Machado, o Machadão, foi fruto de uma tese de conclusão de curso. Um projeto ousado e de grande complexidade elaborado pelo arquiteto Moacir Gomes. Fascinado por esportes, o então estudante de arquitetura da UFRJ acompanhou passo a passo a construção do maior estádio do mundo, o Maracanã. Um templo do futebol

PATRONO DO MACHADÃO



JOÃO CLÁUDIO VASCONCELOS MACHADO, natural de Natal, nascido a 11 de julho de 1914 e faleceu em sua terra natal, no dia 20 de fevereiro de 1976. Um dos nomes mais populares da era do rádio natalense, com seu programa esportivo “O Corruchiado’, João Machado aliava a essa atividade, empregos burocráticos e uma forte inclinação para a boêmia”.

WILLIAM FEZ O PRIMEIRO GOL NO ANTIGO CASTELÃO, ATUAL MACHADÃO



FONTE: DIÁRIO DE NATAL

ATUAL PREFEITA DE NATAL

MICARLA ARAÚJO DE SOUSA WEBER


MICARLA ARAÚJO DE SOUSA WEBER ou simplesmente Micarla de Sousa, natural de Natal, nascida a 15 de abril de 1970, filha do saudoso CarlosAlberto de Souza (26/12/1945 – 02/12/1998) e de Miriam de Souza. Política, apresentadora, empresária e jornalista Tem duas irmãs, Rose e Priscila de Sousa. Casou-se com apresentador Miguel Weber, com o qual tem dois filhos. É proprietária da TV PONTA NEGRA , afiliada do S B T no Rio Grande do Norte, a primeira TV comercial potiguar, inaugurada a 15 de março de 1987 Afiliada ao PARTIDO VERDE , foi eleita prefeita de Natal no primeiro turno das eleições municipais de 5 de outubro de 2008, derrotando a grande favorita MARIA DE FÁTIMA BEZERRA (Nova Palmeira, PB, 19/05/1955), apoiada pelo Presidente da República, Inácio Lula da Silva, e pela Governadora Vilma de Faria e tomou posse em 1º de janeiro de 2009. Micarla, na condição de prefeita de Natal foi uma das pessoas responsáveis pela escolha de Natal para ser uma das 12 cidades sedes da Copa do Mundo de 2010, e com possibilidade de ser a prefeita em 2014, caso venha ser reeleita.

PREFEITO DE NATAL QUE APOIOU A CONSTRUÇÃO DO ANTIGO CASTELÃO E ATUAL MACHADÃO

AGNELO ALVES

AGNELO ALVES, natural de Ceará Mirim-RN, nascido a 16 de julho de 1932, filho de Manoel Alves Filho e de Maria Fernandes Alves. É jornalista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Em 1966 assumiu a Prefeitura de Natal e axerceu o mandato de Senador da República, de 1999 a 2000, assumindo a vaga deixada pelo Senador Fernando Bezerra, do qual era primeiro suplente. Em 1º de outubro de 2000 foi eleito pele legenda do PMDB, prefeito de Parnamirim, com uma expressiva maioria de 12.103 votos, ou seja , ele obteve 28574 e o prefeito Raimundo Marciano de Freitas 16.471 sufrágios. Em 3 de outubro de 2004 foi reeleito, pelo PSB, derrotando seu sucessor, o ex-prefeito Raimundo Marciano que tentou retornar ao topo da política de Parnamirim, com uma esmagadora maioria de 33.744 votos, equivalente a 72,86% do eleitoral de Parnamirim. Agnelo obteve 43430 votos, contra 9.686 votos – 16,26%.
Foi Secretário de Educação, Chefe da Casa Civil e do Conselho de Desenvolvimento do Rio Grande do Norte. Foi presidente da Fundação de Habitação Popular. Foi Diretor do Banco do Nordeste do Brasil S.A. No dia 3 de outubro de 2010 foi eleito deputado estadual. Casou-se com Celina Aparecida Nunes Alves.

GOVERNADORA DO RN, NA ÉPOCA EM QUE A FIFA DIVULGOU NATAL NA COPA DO MUNDO

VILMA MARIA DE FARIA


Mossoroense, nascida a 17/2/1945, na casa nº 1248, na avenida Rio Branco, Centro, em frente a antiga Estação Rodoviária e atual Estação das Artes “Elizeu Ventania”. Filha de Morton Maria Faria e de Francisca Sales Paraguai de Faria. Ex-esposa do ex-governador Lavoisier Maia. Em 1983 assumiu a Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social. Em 15/11/86, elegeu-se deputada federal (Constituinte), tendo sido a 1ª mulher potiguar a se eleger deputada federal, com 145 mil votos. Vilma teve atuação destacada na Assembléia Nacional Constituinte, quando foi escrita a atual Constituição Federal, promulgada em 5/10/1988. Em 15/11/1988 elegeu-se primeira mulher prefeita de Natal, cargo para a qual foi eleita novamente em 6/10/96 e reeleita em 1/10/2000. No início de abril de 2002, Vilma de Faria renuncia o cargo de prefeita da capital para disputar o governo do Estado, juntamente com seu companheiro de chapa, o deputado estadual Antônio Jácome (PSB). Para a surpresa dos potiguares, ela nas eleições de 6/10/2002 conquistou a 1ª colocação, vencendo as duas principais oligarquias do Rio Grande do Norte – Alves e Maia, ficando na frente dos candidatos Fernando Freire apoiado pela família Alves e Fernando Bezerra apoiado por José Agripino. No 2º turno, ocorrido em 27/10/2002, a mesma venceu Fernando Freire, com quase 300 mil votos. Nas eleições de 2004, Vilma de Faria sozinha elegeu seu candidato a prefeito de Natal, Carlos Eduardo. Naquele pleito eleitoral se juntam 5 ex-governadores: Aluízio Alves, José Agripino, Garibaldi Alves, Geraldo Melo e Fernando Freire na tentativa de derrotar a nossa governadora, mas todos sofreram uma fragorosa pisa de saia. No pleito eleitoral de 3 de outubro de 2010 tentou ser eleita senadora, porém, foi derrotada por José Agripino Maia

Ricardo Teixeira confirma Natal como sede da Copa de 2014

Deputado federal HENRRIQUE ALVES acredita em orquestração contra o RN.
HENRIRIQUE EDUARDO LIRA ALVES, natural de do rIO DE jANEIRO, NASICO A 9 DE DEZEMBRO DE 1948, FILHO DO EX-GOVERNADOR DO RIO GRANDE DO NORTE, EX-DEOUTADO FEDERAL E EX-MINISTRO ALUÍZIO ALVES (11/8/1921 - 06/5/2006) E DE IVOVE LYRA ALVES. HENRIQUE ATUALMENTE EM 11º MANDATO DE DEPUTADO FEDERAL, SENDO O BRASILEIRO COM O MAIOR NÚMERO DE MANDATOS, EMPANTANDO COM O SAUDOSO ULISSES GUIMARÃES, COM 11: 1970, 1974, 1978, 1982, 1986, 1990, 1994, 1998, 2002, 2006 E 2010. ELE FOI UM DOS RESPONSAVEIS PELA CONQUISTA DE NATAL COM SENDO SEDE DA COPA DO MUNDO DE 2014
O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira confirmou a participação da capital potiguar como uma das 12 sedes da Copa do Mundo de 2014. A notícia de que Natal estaria fora do mundial tomou conta da imprensa potiguar na tarde desta quarta-feira (27/10/2010) e deixou alguns gestores bastante preocupados.

Para desmentir a informação, o deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB) reuniu a imprensa e informou que ligou agora há pouco para o presidente da CBF que confirmou a participação de Natal no Mundial.

“Natal continua sede da Copa de 2014. Não há perigo de Natal estar fora do mundial” disse Ricardo Teixeira por telefone ao deputado.

Henrique Alves declarou ainda que não sabe o motivo da informação inverídica ser divulgada. “Isto partiu de uma fonte irresponsável, uma pessoa que torce contra o Rio Grande do Norte. Ricardo Teixeira disse pra mim que Natal estar fora da Copa é risco zero”, disparou.
FONTE: NO MINUTO

mais

Natal cria Comitê da Copa do Mundo 2014

publicado em 12/01/2009 - 18:08 por Egídio Serpa

Do site do jornal potiguar Diário de Natal: O sonho de Natal sediar uma Copa do Mundo, no ano de 2014, permanece vivo. Na manhã desta segunda-feira, a governadora Wilma de Faria assinou o decreto 21005/09 que cria o Comitê Executivo Copa do Mundo-2014. Formado por 19 entidades, entre representantes do Governo Estadual, Prefeitura Municipal de Natal, Assembléia Legislativa e Câmara Municipal, o Comitê tem a missão de articular as ações e agilizar os processos junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), sendo a sua constituição uma exigência da Federação Internacional de Associações de Futebol (Fifa). Natal é uma das 18 capitais que entraram na disputa pelas 12 vagas existentes para o posto de cidade-sede da Copa do Mundo. Segundo o coordenador do comitê, o secretário estadual de Turismo Fernando Fernandes, duas vagas já estariam destinadas para cidades localizadas dentro da Amazônia, o que seria uma exigência da própria FIFA. Concorrem Manaus, Belém e Rio Branco. “Especula-se que para o Nordeste serão destinadas três vagas. Estamos concorrendo com Recife, Salvador, Fortaleza e Maceió”, afirma Fernandes. As demais concorrentes são Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), e São Paulo (SP). A CBF fará o anúncio das doze cidades escolhidas no dia 15 de março. Antes, no período de 30 de janeiro a 10 de fevereiro, uma missão da Fifa estará em Natal para conferir a veracidade das informações contidas no Relatório de Encargos, que está em processo de conclusão e deverá ser entregue à Fifa até esta quinta-feira, 15 de janeiro. Este documento fornecerá informações completas sobre infra-estrutura logística e hoteleira, segurança, saúde, entre outros itens exigidos pela Fifa. Até lá, o Estado terá de entregar o projeto de arena que será utilizada para a disputa dos jogos e os termos de garantia de cumprimento dos encargos assinados pela governadora e pela prefeita da cidade do Natal, além de garantias adicionais, como cartas de intenção de possíveis investidores interessados em colaborar para que Natal seja uma das sedes da Copa de 2014 e cartas de apoio à candidatura. Para ajudar na elaboração dos projetos, o Governo do Estado contratou os serviços de duas consultorias: o escritório de arquitetura HOK – maior escritório de arquitetura dos Estados Unidos e um dos cinco maiores do mundo especializados na construção de arenas de porte internacional – responsável pela construção de duas arenas da Copa do Mundo da Alemanha, em 2006, e uma para a Copa da África do Sul, em 2010. Em seu currículo consta ainda a reconstrução do estádio de Wembley, na Inglaterra. A arena a ser construída, com capacidade para 45 mil pessoas, estaria orçada em R$ 250 milhões, de acordo com a atual cotação de mercado. O projeto arquitetônico não está concluído, mas os planos são ambiciosos. Todo o projeto seria desenvolvido na área de 48 hectares que hoje abriga o complexo do Centro Administrativo. No local, além da arena de futebol, seriam construídos uma arena de esporte, três hotéis de padrão internacional, shopping center, centro de convenções e um novo centro administrativo para o Governo e para a Prefeitura. A empresa de consultoria Prime dá apoio logístico e está elaborando um estudo de viabilidade econômica para este complexo. Os recursos e investimentos para a Copa viriam da iniciativa privada e do poder público. O Governo Federal já haveria sinalizado com o repasse de recursos extras para as cidades selecionadas, por meio de um Prodetur especial e de um PAC Copa do Mundo. Fernandes citou ainda grupos que estão investindo em grandes empreendimentos no litoral do estado, como o espanhol Sanchez (em parceria com Ronaldo Fenômeno), o jogador David Beckham e um grupo franco-suíço. — Apoio — O lançamento do Comitê foi marcado pelo clima de otimismo. Conclamando todos a defenderem a candidatura da cidade, a classe política falou em união para um projeto que pode significar uma verdadeira redenção para a cidade de Natal. “Não é fácil, mas não é algo impossível. Somos um estado pequeno e não estamos em uma região diferenciada como a Amazônia, mas possuímos a capacidade de articular e aglutinar pessoas por um objetivo”, afirmou a governadora Wilma de Faria. “Os pré-requisitos técnicos foram atendidos. Estamos colocando nossa luta para a sociedade, pois esta será uma vitória de todos, do Rio Grande do Norte. É algo para o presente e que permanecerá no futuro”. A governadora cobrou empenho de toda classe política do estado, principalmente das lideranças no âmbito federal.

publicado em 12/01/2009 - 18:08 por Egídio Serpa

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES  NEWS
A SUA ENCICLOPÉDIA DIGITAL NA INTERNET, COM 30 BLOGS E MAIS DE 2 MIL LINKS, CRIADO A 28 DE DEZEMBRO DE 2008, PELO STPM JOTA MARIA

Quem sou eu

Minha foto
O Blog JOTA JÚNIOR é o 10º do Portal Oeste News – A MAIOR FONTE DE INFORMAÇÕES ANTIGAS E ATUAIS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, com 10 blogs e mais de 500 links – UMA VERDADEIRA ENCICLOPÉDIA DIGITAL NA REDE MUNDIAL DE COMPUTADORES, com as coisas potiguares. Esta página na INTERNET é exclusivamente com links referentes várias Câmaras Municipais Potiguares. Juntando-as de APODI, MOSSORÓ e PAU DOS FERROS, links do blog JM-DOCUMENTOS. Nossa intenção é no sentido é de criar links dissecando a história de Câmeras Municipais de nosso Estado.

ESPORTE